• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc

Home
Inicio
Projetos Integradores

Nesta tarde de 13/12/2011, terça-feira, foi realizada a primeira apresentação final de 2011 dos projetos desenvolvidos na disciplina Projetos Integradores da turma concomitante da professora Milena Brandão.

Na oportunidade foram apresentados dois projetos: Projeto de Interesse Social: Casas Populares e Áreas de Lazer.

Professora Milena apresenta projetos para platéiaAlunos apresentam PI

 
Regulamento funcionamento Colegiado

Foi apresentado para os servidores do IF-SC Campus Criciúma na tarde de 07/11/2011 o regulamento de funcionamento do Colegiado do Campus, que foi debatido e sugerido pela comunidade interna. Este regulamento será apreciado na reunião de implantação do colegiado que ocorrerá em fevereiro de 2012.

Nesta reunião estavam presentes 32 servidores, sendo 17 docentes e 15 TAEs.

Também nesta reunião ficou definido que os processos de escolhas dos representantes de cada categoria devem ocorrer até o dia 14/12/11. Cada categoria terá dois representantes no colegiado.

 

Leia mais...
 
Seminário de Tecnologia, Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual

 

O "1º Seminário Catarinense de Tecnologia, Acessibilidade e Inclusão para pessoas com deficiência visual", ocorrido entre os dias 03 e 04 de dezembro, no Campus Criciúma, superou as expectativas do Grupo NAPNE/IFSC e da ASCC (Associação Sul Catarinense para Integração dos Cegos).

O evento contou com cerca de 80 participantes, sendo mais de 60 pessoas com deficiência visual (entre cegos e baixa-visão). Dentre estes participantes tivemos a presença de um representante do CONADE (Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência), do Instituto Laramara de São Paulo (que faz pesquisa, atendimento e desenvolve tecnologias para pessoas com deficiência visual) e representantes de diversas associações para pessoas com deficiência. Os participantes com deficiência vieram do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, caracterizando o evento como nacional.

Na cerimônia de abertura tivemos a prenseça do Reitor da UNESC, Gildo Volpato e da imprensa local (RBS TV, Engeplus e Jornal da Manhã). No domingo, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro abriu as palestras da manhã.

Foto abertura evento, com os palestrantes e representantes da comunidade, enquando Leonardo Apolinário discursava.

 

 
Café Inclusivo

Nexta Sexta-feira (02/12/2011) foi realizado no IF-SC Campus Criciúma um evento de inclusão, antecedendo o Seminário Catarinense de Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade de Pessoas com Deficiencia Visual, que ocorrerá amanhã no Campus Criciúma.

Este evento de sexta-feira foi dirigido a comunidade interna do campus (servidores e alunos) que acompanharam com o maior interesse a palestra de Beto Pereira da ONG Laramara.

O palestrante explanou sobre as dificuldades que um cego encontra no dia-a-dia e como é importante que todos saibam sobre estas dificuldades, pois desta forma poderão auxiliar um deficiente visual. Também o palestrante pode mostrar várias tecnologias de acessibilidade disponívieis aos cegos, tais como: leitor de tela de computador, celular com leitor, relógio com braile e leitor, etc. Mas informou também que muitas destas tecnologias são caras e de difícil acesso a todos os deficientes.

" A escola especial é a escola que integra cegos, surdos, cadeirantes e todos as pessoas, mesmo aqueles que não possuem deficiência, somente assim estamos realizando inclusão" afirmou Beto Pereira.

O Seminário é promovido pelo ASCC (Associação Sul Catarinense de Cegos) em parceria com o NAPNE do IF-SC Campus Criciúma.

 

Foto com representantes do evento. Prof. Giovani, Prof. Manoel, Beto Pereira, Professora Milena, prof. kenji, Leonardo, Douglas e Simoni. Na foto também o cão-guia Saimon

 
<< Início < Anterior 321 322 323 324 325 326 Próximo > Fim >>




Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.