• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc


Home
Inicio
02/12 - IFSC Criciúma e Caixa Econômica Federal articulam parceria para cursos em 2014

 

No dia 27 de novembro, a equipe diretiva do câmpus Criciúma reuniu-se com a Coordenadora de Sustentação ao Negócio da Caixa Econômica Federal(CEF)Criciúma, Arq. Angélica Djanene Philippe e sua equipe de técnica, representada pelas assistentes sociais Jamile e Vera, arquiteta Francine e o engenheiro civil Alexandre, para tratar da aproximação entre as instituições no que se refere à parcerias em cursos de capacitação.


Verificou-se que para 2014 há possibilidade de iniciar uma cooperação técnica entre IFSC e CEF a partir da capacitação de usuários do sistema financeiro Minha Casa, Minha Vida para a formação em Zeladoria, via modalidade PRONATEC Mulheres Mil. A partir dessa ação, busca-se fomentar a geração de renda para as mulheres chefes de família e mutuárias do programa governamental de subsídios à moradia. O curso de Zeladora será realizado pelo IFSC com apoio didático, pedagógico e ao final com a certificação de uma instituição de ensino federal público e gratuito.

A experiência com o Programa Mulheres Mil formação em Zeladora do câmpus Criciúma durante o ano de 2013 foi a inspiração para a articulação dessa proposta junto à CEF. Nesse primeiro curso de Zeladora do câmpus, foram 98 alunas contempladas com a capacitação, sendo que todas eram vinculadas a um programa federal, como Bolsa Família ou Renda Mínima, e orientadas pelo CRAS do município de Criciúma.

Espera-se que com a parceria entre IFSC e CEF de Criciúma mais mulheres em situação de vulnerabilidade social possam sem capacitadas profissionalmente e assim, incentivar a geração de renda, a inserção no mundo do trabalho e melhora da autoestima.
 

 

 
12/11 - Campus Criciúma Participa do JIFSC

 

CÂMPUS CRICIÚMA PARTICIPA DO JIFSC

 

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participou nos dias 07 e 08 de novembro no Câmpus Florianópolis da 2ª Edição dos Jogos do IFSC (JIFSC). O Câmpus participou de algumas modalidades como: atletismo, xadrez, tênis de mesa, futsal masculino, handebol feminino e voleibol masculino e obteve os seguintes resultados:

 

Modalidade: Atletismo

Larissa Espíndola Goudinho – 1º Lugar - 400 mts rasos

Letícia Espíndola Goudinho – 2º Lugar – Arremesso de Peso

Talita Porton Casagrande 3º Lugar - 100 mts rasos

Alessander Ghizzi Alves – 2º Lugar – 800 mts rasos

Eric de Oliveira Bernardo – 3º Lugar – Revezamento 4x100mts

Ian Bittencourt Alves – 3º Lugar – Revezamento 4x100mts

Matheus Silveira – 3º Lugar – Revezamento 4x100mts

Rafael Ghilarde Silva (Arremesso de peso)

Ramon Peruchi Dordet – 3º Lugar – Revezamento 4x100mts

 

Modalidade: Tênis de Mesa

Mariani Nazário Sebastião - 1º Lugar dupla e 3º Lugar Individual

Patricia Gloagliotto - 1º Lugar dupla e 2º Lugar Individual

Gabriel Correa Zilli - 1º Lugar dupla e 3º Lugar Individual

Jhonata Elias Amaro Machado - 1º Lugar duplas e 2º Lugar Individual

 

Modalidade: Xadrez

Ariane da Silva Rodrigues - 1º Lugar

Mariani Nazário Sebastião - 2º Lugar

Gabriel Olavio Vieira - 2º Lugar

 

Modalidade: Futsal - 2º Lugar

Bruno Frello Rocha

Emanuel Silva da Rocha

Eric de Oliveira Bernardo.

Eriton da Silva Burigo

Guilherme Ivair da Silva

Guilherme de Souza Tomé

Gustavo da Silva Matos

Ian Bittencourt Alves

Maykon Escaravaco Soares

Ramon Peruchi Dordet

Tony Vingra dos Santos

Vitor de Souza Devilla

 

Modalidade: Handebol - 3º Lugar

Ariane da Silva Rodrigues

Cintia Stolca Mota

Emili Lavezzo da Luz

Letícia Espíndola Goudinho

Letícia Felisbino

Millene de Souza Rodrigues

Natalia Dagostim Gavilan

Thayse Coral Borba

Talita Porton Casagrande

 

Modalidade: Voleibol

Enzo Gonçalves Luciano

Felipe Bonfante Provesano

Gustavo Del Sent Batista

Luan Cardoso da Silva

Richard Gilon Cardoso

 

O Câmpus Criciúma felicita a todos os participantes dos Jogos pela participação e resultados obtidos.

 

jogos

 

 
11/11 - AULAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL JUNTAS PARA AJUDAR ASILO

 

Atualmente 74 idosos vivem no Asilo São Vicente de Paulo, em Criciúma. Os motivos pelos quais eles estão lá são os mais variados, mas a atenção e o carinho que receberem são semelhantes. Além disso, a estrutura do ambiente também é somada para garantir uma vida digna a cada um ali está. E a melhoria da infraestrutura do Asilo, bem como do bem-estar dos idosos, aliado ao conhecimento prático daquilo que só foi visto na teoria, motivou a implantação do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PROEX). Por meio do projeto, alunos dos cursos de Edificações e Eletrotécnica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), estão reformando a estrutura do local.

 

“As aulas práticas eram feitas no próprio campus, e depois realizadas, tínhamos de quebrar tudo, já que, ali, não teria necessidade. Foi então que surgiu a ideia de começar a construir no Asilo. Além do conhecimento intelectual, os alunos também praticam responsabilidade social”, comenta o coordenador do projeto e professor, Lucas Bastianello Scremin. Satisfeita com o trabalho que está sendo feito, a diretora da instituição só tem a agradecer. “Tinham alguns espaços que estavam com os azulejos caindo, agora que eles estão arrumando, dando essa ajuda. Está ficando tudo muito bom”, afirma Andreza Rabelo Ronsani.

 

Os materiais para que os trabalhos serem feitos, são conseguidos pelo Asilo por meio de doações. “Nós entramos com o material e eles com a mão de obra”, resume a diretora. Os alunos não vão ao Asilo todos os dias. “Eles vão apenas nas noites em que tem aula prática, cerca de duas a três vezes por semana. Hoje, por enquanto, estão indo todas as noites uma turma que está fazendo um curso intensivo para pedreiro. Eles devem ir diariamente até o fim de novembro”, explica o coordenador.

 

Reforma feita pelo NCD será entregue na segunda

 
Sala de televisão, hall interno e a varanda do Asilo São Vicente de Paulo foram reformados e serão oficialmente inaugurados segunda-feira, 4, a partir das 18h30min. A obra foi viabilizada pela Regional Sul do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD), e, mesmo antes de estar finalizada, já tem trazido melhorias a quem mora no local. “O que falta na verdade é a parte da decoração, que ficará pronta até a entrega da obra. Mas já podemos ver a melhoria no bem estar dos idosos. Ficou muito bonito, arejado e mais aconchegante”, comenta diretora do Asilo.

 

 

Textos: Stephanie Barbosa / Redação - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Fotos: Lucas Colombo

 
10/11 - Divulgação das provas
 
<< Início < Anterior 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 Próximo > Fim >>




Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.