• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc


Home
Inicio
20/09 - Balneário Rincão Rincão oficializa parceria com o IFSC

 

O Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Balneário Rincão e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi assinado nesta quarta-feira pelo prefeito Décio Góes e pela diretora geral do instituto Sandra Scremin. O ato ocorreu na sede do IFSC, em Criciúma, e também contou com a presença da primeira-dama Mariza Góes. O termo estabelece parceria para a realização projetos de pesquisa e extensão, programas de treinamento e capacitação, cursos de formação inicial continuada, além de cursos na modalidade do Pronatec e de ensino à distância. Todos os cursos trazidos ao Rincão serão ofertados gratuitamente à população. Eles serão definidos conforme as demandas apresentadas pela população.

 

O encontro também se rviu para o início das discussões sobre a instalação de um pólo avançado do IFSC no Rincão e a qualificação da mão de obra, através de um curso de Técnicas Gerais de Gastronomia e Hospedagem. Sobre o primeiro assunto, um encontro ficou agendado para o próximo dia 27, quando uma equipe do instituto vem ao Município verificar as demandas e o local onde o pólo poderá funcionar. O curso solicitado deverá ter início ainda neste ano com a grade de Higiene e Manutenção de Alimentos e o curso de Garçom. A ideia é que as aulas sejam retomadas no próximo ano, com outras capacitações. O prefeito também falou da necessidade do curso Construção Civil, já que este público é extensivo no Rincão, e adesão ao Programa Mulheres Mil.

 

 
16/09 - PROGRAMA SINAPSE DA INOVAÇÃO É APRESENTADO À COMUNIDADE DO CÂMPUS CRICIÚMA

 

Na segunda-feira (09/09) foi realizada a apresentação do Programa Sinapse da Inovação para a comunidade do Câmpus por meio do palestrante Valmor Rabelo. O Programa Sinapse da Inovação é uma ação empreendedora promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em conjunto com a FAPESC e desenvolvida pela Fundação CERTI no Estado de Santa Catarina O Sinapse da Inovação visa à prospecção e transformação do conhecimento em inovações. O Programa é voltado para as potencialidades ofertadas pelas pesquisas realizadas em Instituições Científicas e Tecnológicas, para que o conhecimento gerado por pesquisadores, estudantes, professores e outros profissionais atuantes nestas instituições, resulte na criação de novas empresas (spin-offs). 

 

Para a diretora do Câmpus Criciúma Sandra M. Bastianello Scremin, “o programa é uma oportunidade ímpar para que o cidadão possa concretizar suas ideias em forma de empresa, com todo o acompanhamento que se faz necessário para que o empreendimento seja de sucesso”. Maiores informações: http://www.sinapsedainovacao.com.br.

 

 

 
10/09 - CÂMPUS CRICIÚMA INICIA HOJE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE A CULTURA AÇORIANA NA ILHA DE SANTA CATARINA

 

A cultura deixada pelos nossos antepassados portugueses incorporou vários elementos de outras etnias, mas conserva os traços de sua autenticidade. Para mostrar isto o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA)da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizou mostras fotográficas, e hoje o IFSC é parceiro nesta divulgação. O Câmpus Criciúma inicia a turnê da exposição “Presença Açoriana em Santa Catarina”, do fotógrafo Joi Cletison, a qual nos mostra através da fotografia a Arquitetura Luso-Brasileira, o Artesanato (rendas de bilro, cerâmica utilitária, tapeçaria), as Danças Folclóricas e Religiosidade (folias do Espírito Santo e Festa do Divino sem duvida a marca mais expressiva da cultura açoriana) e muitos outros aspectos deixados pelos nossos antepassados açorianos a mais de 260 anos. São 24 imagens fotográficas em cores, ampliada em papel fotográfico com molduras em acrílico, tamanho 65X50 cm. Nesta edição a exposição tem o objetivo de despertar o olhar do público sobre a tradição portuguesa e divulgar a 20° AÇOR- Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – que será realizada em Içara, nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2013.

 

Joi Cletison, que atualmente é diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e que atua como fotografo a mais de 30 anos, tem varias exposições realizadas no Brasil e no exterior. (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

 

Local: Hall de entrada do IFSC Câmpus Criciúma

Período: 09 a 18/09/2013

Mais informações: (48)3462-5025 /5007 ou e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.