• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc


Home
Feira Catarinense de Matemática pretende reunir 2 mil pessoas em Criciúma PDF Imprimir E-mail
feira catarinense matematicaDe 27 a 29 de setembro, no Centro de Eventos José Ijair Conti, será realizada a 33ª edição da Feira Catarinense de Matemática, reunindo um público interessado em conhecer aplicações da Matemática por meio da apresentação de trabalhos científicos de estudantes de escolas públicas e particulares, de todos os níveis. Criciúma volta a sediar o evento após 23 anos.

 

Ao todo, os avaliadores selecionaram 148 trabalhos nas etapas regionais realizadas em todo o estado e que serão agora apresentados na feira. A expectativa, segundo o professor Bazilicio de Andrade Filho, representante do IFSC Câmpus Criciúma na comissão organizadora, é a de reunir cerca de 2 mil pessoas durante os três dias de evento. “É um espaço de divulgação da pesquisa em Matemática e uma oportunidade de socializar conhecimentos nessa área. Teremos apresentação de trabalhos representando todo o estado de Santa Catarina e contaremos com a visita de instituições do Acre, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul”, informa Bazilicio.

 

Os 148 trabalhos foram selecionados nas categorias Educação Especial, Educação Infantil, Educação Fundamental (subdividida em Anos Iniciais e Anos Finais), Ensino Médio, Ensino Superior, Professores e Comunidade. A organização da Feira Catarinense de Matemática é do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Agência de Desenvolvimento Regional (ADR)/Gered de Criciúma, Prefeitura de Criciúma – Secretaria Municipal da Educação de Criciúma, FURB – Universidade Regional de Blumenau e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).


post_feira_estadual_matematica3 

A última vez que Criciúma sediou a Feira foi em 1994. Na região, a última edição ocorreu em Tubarão, em 2001. Bazilicio relata que o “movimento” em torno das feiras de Matemática foi retomado no ano passado, com a realização da etapa regional da feira em Criciúma, que também não acontecia há cerca de 20 anos. Na ocasião, mais de 60 estudantes apresentaram seus trabalhos no Cedup Abílio Paulo.

 

Em 2017, a etapa regional realizada em Criciúma teve 87 trabalhos inscritos, sendo 38 deles selecionados para apresentação no evento que ocorreu no dia 9 de agosto, também no Cedup Abílio Paulo. “A Feira valoriza o ensino de Matemática, proporciona o intercâmbio de experiências e ainda promove a cultura local”, afirma Bazilicio.


A 33ª edição da Feira Catarinense de Matemática é aberta ao público, sem necessidade de agendamento prévio. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou no site do evento.

 

Por Jornalismo IFSC | Câmpus Criciúma

 



Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.