• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc


Home
Abertas inscrições para o ensino médio técnico do IFSC PDF Imprimir E-mail
Seg, 16 de Outubro de 2017 10:36

Estão abertas a partir desta segunda-feira (16) as inscrições no exame de classificação para o ensino médio técnico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os candidatos têm até 6 de novembro para se inscrever, pela internet. Os cursos são destinados a quem está concluindo o ensino fundamental e quer começar em 2018 o ensino médio e o técnico juntos no IFSC.

   

No total, são 1,2 mil vagas distribuídas em 29 cursos dos câmpus Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê.   

 

O Câmpus Criciúma oferece os cursos técnicos em Edificações, Mecatrônica e Química. São 40 vagas em cada curso. Para ingressar, o estudante deve possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula. Acesse o Guia de Cursos para mais informações. Clique aqui para fazer a inscrição.

   
A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 55, mas há possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda, inscritos no cadastro de programas sociais do governo federal (CadÚnico) ou doadores de sangue. É necessário possuir carteira de identidade e cadastro de pessoa física (CPF) para se inscrever. Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição em um dos 23 câmpus do IFSC, onde haverá computadores à disposição de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do câmpus.  
 

O exame de classificação está marcado para 26 de novembro, com 10 questões de matemática e 10 de língua portuguesa.   

 


 

Reserva de vagas  

O IFSC adota reserva de metade das vagas no processo seletivo do ensino médio técnico para estudantes de escolas públicas. Dentro dessa reserva, há subdivisões por renda e raça.  

Metade das vagas reservadas destina-se a estudantes de escolas públicas com renda bruta familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Dessas vagas, 15,7% serão reservadas para pessoas que se declaram pretas, pardas ou indígenas (PPI). E, dentro da reserva para PPI, há destinação de 21,3% das vagas para pessoas com deficiência. O mesmo percentual se aplica às demais vagas (84,3%) que não são reservadas para PPI.  

As mesmas regras citadas no parágrafo anterior valem para a outra metade de vagas reservadas, destinadas a estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio por pessoa. A figura abaixo mostra como é a divisão das vagas no sistema de cotas do IFSC. 

 


Mais informações   

 

As inscrições devem ser feitas pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC. Todas as informações sobre o processo seletivo devem ser consultadas no Edital 02/2018-1.

 

Por Jornalismo IFSC | Câmpus Criciúma

 



Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.