Livro contribui para o ensino de Biologia Evolutiva na educação básica PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Abril de 2018 19:48

Lançado recentemente em versão digital, para ser baixado gratuitamente por professores de Ciências e Biologia dos ensinos Fundamental e Médio, o livro “Evolução Biológica: da Pesquisa ao Ensino” pretende contribuir para subsidiar o trabalho em sala de aula e qualificar os currículos da Educação Básica. Iniciativa de pesquisadores de diferentes instituições, o livro conta com a contribuição do professor de Ciências Biológicas do Câmpus Criciúma do IFSC, Fernando Fraga.

Ao longo de 21 capítulos, os autores abordam diferentes tópicos relacionados à evolução biológica, a partir de exemplos da interface entre a evolução e outros temas da biologia, como ecologia, biologia humana, microbiologia, entre outros. Fernando é autor do capítulo “A Biologia Evolutiva e a Compreensão do Mundo Microbiano”, no qual explora a importância dos micro-organismos, sua complexidade e sua influência sobre a evolução das demais formas de vida.

“Apesar de a evolução ser um tema que se relaciona com todas as outras áreas da biologia, na maioria das vezes o espaço reservado para esse conteúdo nos livros didáticos se restringe a apenas um capítulo. Desse modo, muitos vezes os estudantes são apresentados aos processos e mecanismos evolutivos apenas no final do Ensino Médio, de forma isolada dos demais conteúdos. Todavia, a biologia evolutiva deveria estar presente em vários momentos do aprendizado de biologia, pois é justamente a evolução biológica que traz as explicações científicas para o surgimento e diversificação dos inúmeros seres vivos que os estudantes exploram ao longo da Educação Básica”, afirma o professor do IFSC.

Organizado por Leonardo Araújo, o livro foi idealizado pós-graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) envolvidos com a atividade de extensão “Curso de Biologia Evolutiva da UFRGS”. A obra está organizada em duas seções: Evolução Biológica: conceitos, disciplinas e debates; e Ensino de Evolução, história e filosofia.

“A diversidade de programas de pós-graduação dos proponentes do curso se mostra uma experiência enriquecedora, o que acaba por qualificar os debates e o conteúdo do livro. Diante da importância do ensino de evolução e das dificuldades de promover a compreensão do pensamento evolutivo em suas múltiplas facetas, como amplamente documentadas na literatura, esta obra pode servir como uma referência de leitura e estudo", afirma o organizador.

Para que consigam atingir um de seus objetivos principais, que é ser utilizado como material complementar nas aulas de Ciências e Biologia, os autores decidiram disponibilizar o livro gratuitamente em versão digital. Os interessados podem baixar o arquivo diretamente do site da Editora.

O livro também poderá ser adquirido na versão impressa mediante contato com os autores. O lançamento da versão impressa da obra acontecerá dia 24 de abril, às 18h na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Fernando destaca a importância que docentes da área de Ciências Biológicas da Educação Básica tenham acesso ao conteúdo.

“Para os professores de Ciências e Biologia, o livro pode ser uma valiosa fonte de consulta sobre o tema, pois conta com material atualizado sobre a teoria evolutiva e também traz exemplos de atividades didáticas que podem ser implementadas nas aulas”, afirma o professor do Câmpus Criciúma.

Por Jornalismo IFSC | Câmpus Criciúma