• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc

Home Extensão Ações de Extensão
Alunos devem fazer sua rematrícula através do Sigaa PDF Imprimir E-mail
Sex, 22 de Junho de 2018 15:41

post_gerais_face_2018-05O final do semestre está logo ali. Professores e alunos já devem começar a se organizar para a fase seguinte. Os docentes devem lançar frequências, registrar avaliações, lançar notas de suas turmas dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa)Ação necessária até o fim oficial do atual semestre letivo, conforme calendário acadêmico, para que, posteriormente, os estudantes possam fazer a rematrícula em seus cursos. 


Esse é o compromisso dos alunos dos cursos técnicos ConcomitantesSubsequentes e Graduação, neste mês de julho: realizar a rematrícula, que somente serão realizadas pelo Sigaa, ou seja, de forma online. Segundo a Pró-reitoria de Ensino (Proen), o estudante deve consultar o calendário de rematrícula de seu câmpus ou se informar com a coordenação de curso para saber a data exata que deverá acessar o Sistema, para garantir sua vaga no semestre 2018/2. O Sigaa serve para fazer rematrículas, solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares, além de gerar boletim e histórico escolar detalhado. O sistema dá ainda acesso a conteúdos didáticos, planos de aulas, ambientes virtuais e permite enviar mensagens para os professores e à coordenação do curso. 

A rematrícula online é inédita para os alunos, e por isso a Proen disponibiliza na página Estudantes, menu Sistemas Acadêmicos, abaixo do Sigaa, o tutorial completo para que o estudante realize o processo. 

Para entrar no Sistema, o aluno deverá acessar o Sigaa, e clicar em "Entrar no Sistema", que está no canto superior direito da tela. Em seguida, será preciso informar seu usuário e senha e clicar em Entrar, registrando na sequência seu login e senha. Aqueles que já são alunos do IFSC, com matrícula anterior a 2018 e acessavam o portal antigo, devem utilizar o mesmo login e senha. Caso tenha esquecido esses códigos, é possível recuperar, através de dispositivos oferecidos na mesma tela. Nos casos de primeiro acesso ao Sigaa, o estudante deverá efetuar o seu cadastro, através do botão “Cadastre-se”, para inserir seus dados – iguais aos fornecidos no momento de sua matrícula. 


Após logar no Sigaa, o estudante estará mais perto de sua rematrícula, acessando o Portal do Discente. É nesse ambiente virtual que o aluno efetivará sua rematrícula. Para isso, basta clicar em "Matrícula On-Line", escolher sua opção e seguir os passos solicitados pelo sistema, que traz no cabeçalho algumas orientações. 


Na mesma tela, o estudante encontrará listas de turmas que estão abertas para os componentes curriculares do seu currículo. Para fazer sua matrícula, ele deverá selecionar a turma e clicar em “Adicionar Turmas”. Em seguida o sistema mostrará as turmas selecionadas e a grade de horários de suas aulas. Se estiver tudo certo, basta clicar em “Confirmar Matrículas”. Do contrário, retorne a tela anterior para fazer a correção necessária. O processo só estará finalizado, após o estudante confirmar sua matrícula informando sua data de nascimento e senha e clicar novamente em “Confirmar Matrícula”.


Porém, para ter um início de semestre letivo tranquilo, o aluno precisa verificar no seu câmpus qual será a data de processamento das matrículas on-line para confirmar se seu pedido foi aceito ou se serão necessárias alterações.

 

sigaa_tela_1_1

 

sigaa_tela_2

Sigaa_tela3

 

Sigaa_tela4

 

Sigaa_tela5 

Sigaa_tela6

Sigaa_tela7

Sigaa_tela8

Sigaa_tela9



Saiba mais


No Portal do Discente, o estudante poderá acompanhar e efetuar diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, ambientes virtuais, dentre outras. Consultar o boletim, histórico escolar, efetuar rematrícula on-line, realizar o trancamento da matrícula, consultar diversas informações referentes ao curso, turmas, calendário, são possíveis acessando o menu Ensino. A matrícula on-line está prevista no Regulamento Didático Pedagógico (RDP), para discentes dos cursos de graduação, técnicos subsequentes e alguns cursos concomitantes.


Por Graziela Braga | Jornalista do IFSC

 



Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.