• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc


Home
Câmpus Criciúma tem quatro projetos contemplados em edital de extensão para estudantes PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Junho de 2018 20:43

Reciclagem2018_3O Câmpus Criciúma teve quatro projetos contemplados no edital Protagonismo Discente, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira (22). São iniciativas de estudantes que identificaram um problema na comunidade e agora tentarão propor uma solução a partir dos conhecimentos de sala de aula.


Lançado pela primeira vez no IFSC, em abril deste ano, o Protagonismo Discente é um projeto que busca incentivar os estudantes a observar a realidade, identificar um problema, pensar em soluções a partir dos conhecimentos das formações e propor uma intervenção extensionista em favor do desenvolvimento humano, científico e tecnológico. As propostas contempladas recebem auxílios financeiros para serem executadas. Clique aqui para saber mais.


O Câmpus Criciúma teve quatro projetos aprovados. O Projeto Sirius, que tem como discente mentor Marcos Rhuan Albano dos Santos, aluno do curso técnico em Mecatrônica, vai desenvolver alternativas mais econômicas e acessíveis para que escolas desenvolvam projetos de robótica, com a criação de uma plataforma de programação de código aberto e peças para a estrutura dos robôs. A aluna do curso técnico em Química, Amabily Constantino, é a responsável pelo “Reciclif”, projeto que vai trabalhar a educação ambiental em escolas de Criciúma a partir de oficinas de reciclagem de papel.


Estudante da quinta fase do curso de Licenciatura em Química, Jussara de Araújo Izé, Jordana Ramos e Giovani de Araújo Izé inscreveram o projeto “Organização e revitalização do laboratório de ciências da Escola de Educação Básica Joaquim Ramos”. A história do projeto dá bem a dimensão do que se espera do estudante do IFSC: a partir do estágio docente na escola, Jussara e Jordana perceberam que o laboratório de Ciências precisava de melhorias. “Nossa intenção é deixar o laboratório de um jeito que o professor possa usar com os alunos. É muito diferente dar uma aula de Química usando o laboratório. Dissemos para a diretora e para a professora que tudo era uma tentativa. Mesmo que não fôssemos contempladas, daríamos um jeito de fazer algo pelo laboratório. Até porque vamos fazer estágio neste laboratório, então é um benefício para nós e também para os alunos da escola”, relata Jussara.

 


Alunos do curso técnico em Química, Ana Júlia Cabreira, Andriele Rodrigues e Hendrick Euzébio tiveram aprovado o projeto “A arte na promoção do descarte adequado dos resíduos sólidos”. No trajeto entre o Câmpus e estabelecimentos das redondezas, eles perceberam o acúmulo de lixo e a ausência de lixeiras. E se sentiram responsáveis por propor uma solução.


Nós três pensávamos a mesma coisa. Nos caminhos onde os alunos normalmente passam não têm lixeiras. E ninguém toma uma atitude. Resolvemos fazer alguma coisa”, resume Ana Júlia. A equipe pretende promover uma conscientização “não tradicional” junto à comunidade vizinha ao Câmpus e instalar lixeiras decoradas com elementos artísticos para chamar atenção dos transeuntes.


Coordenadora de Extensão do Câmpus Criciúma, Marisilvia dos Santos avalia que o bom número de projetos aprovados pelo Câmpus mostra a consolidação da cultura extensionista na instituição. “A extensão acadêmica vem se consolidando no Câmpus junto à comunidade ao redor, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos no IFSC. Acredito que esse alicerce da Extensão tem estimulado a participação dos alunos em projetos como o Protagonismo Discente. O projeto é relevante para o processo de formação dos estudantes, uma vez que oportuniza um contato com o mercado e a sociedade em que estão inseridos. Com esse diferencial na formação, o aluno desenvolve melhor seu senso crítico e expande seus horizontes”, afirma.


Estude no IFSC


Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.


Por Comunicação do Câmpus Criciúma do IFSC

 



Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.