Câmpus Criciúma tem quatro projetos contemplados em edital de extensão para estudantes PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Junho de 2018 20:43

Reciclagem2018_3O Câmpus Criciúma teve quatro projetos contemplados no edital Protagonismo Discente, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira (22). São iniciativas de estudantes que identificaram um problema na comunidade e agora tentarão propor uma solução a partir dos conhecimentos de sala de aula.

Lançado pela primeira vez no IFSC, em abril deste ano, o Protagonismo Discente é um projeto que busca incentivar os estudantes a observar a realidade, identificar um problema, pensar em soluções a partir dos conhecimentos das formações e propor uma intervenção extensionista em favor do desenvolvimento humano, científico e tecnológico. As propostas contempladas recebem auxílios financeiros para serem executadas. Clique aqui para saber mais.

O Câmpus Criciúma teve quatro projetos aprovados. O Projeto Sirius, que tem como discente mentor Marcos Rhuan Albano dos Santos, aluno do curso técnico em Mecatrônica, vai desenvolver alternativas mais econômicas e acessíveis para que escolas desenvolvam projetos de robótica, com a criação de uma plataforma de programação de código aberto e peças para a estrutura dos robôs. A aluna do curso técnico em Química, Amabily Constantino, é a responsável pelo “Reciclif”, projeto que vai trabalhar a educação ambiental em escolas de Criciúma a partir de oficinas de reciclagem de papel.

Estudante da quinta fase do curso de Licenciatura em Química, Jussara de Araújo Izé, Jordana Ramos e Giovani de Araújo Izé inscreveram o projeto “Organização e revitalização do laboratório de ciências da Escola de Educação Básica Joaquim Ramos”. A história do projeto dá bem a dimensão do que se espera do estudante do IFSC: a partir do estágio docente na escola, Jussara e Jordana perceberam que o laboratório de Ciências precisava de melhorias. “Nossa intenção é deixar o laboratório de um jeito que o professor possa usar com os alunos. É muito diferente dar uma aula de Química usando o laboratório. Dissemos para a diretora e para a professora que tudo era uma tentativa. Mesmo que não fôssemos contempladas, daríamos um jeito de fazer algo pelo laboratório. Até porque vamos fazer estágio neste laboratório, então é um benefício para nós e também para os alunos da escola”, relata Jussara.

Alunos do curso técnico em Química, Ana Júlia Cabreira, Andriele Rodrigues e Hendrick Euzébio tiveram aprovado o projeto “A arte na promoção do descarte adequado dos resíduos sólidos”. No trajeto entre o Câmpus e estabelecimentos das redondezas, eles perceberam o acúmulo de lixo e a ausência de lixeiras. E se sentiram responsáveis por propor uma solução.

Nós três pensávamos a mesma coisa. Nos caminhos onde os alunos normalmente passam não têm lixeiras. E ninguém toma uma atitude. Resolvemos fazer alguma coisa”, resume Ana Júlia. A equipe pretende promover uma conscientização “não tradicional” junto à comunidade vizinha ao Câmpus e instalar lixeiras decoradas com elementos artísticos para chamar atenção dos transeuntes.

Coordenadora de Extensão do Câmpus Criciúma, Marisilvia dos Santos avalia que o bom número de projetos aprovados pelo Câmpus mostra a consolidação da cultura extensionista na instituição. “A extensão acadêmica vem se consolidando no Câmpus junto à comunidade ao redor, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos no IFSC. Acredito que esse alicerce da Extensão tem estimulado a participação dos alunos em projetos como o Protagonismo Discente. O projeto é relevante para o processo de formação dos estudantes, uma vez que oportuniza um contato com o mercado e a sociedade em que estão inseridos. Com esse diferencial na formação, o aluno desenvolve melhor seu senso crítico e expande seus horizontes”, afirma.

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.