Jogos dos IFs: estudante traz o ouro no xadrez para o Câmpus Criciúma PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Outubro de 2018 13:05

jif2018_1Estudante do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Vanderval Borges de Souza Jr acaba de trazer mais uma medalha de ouro para a escola. Ele ficou em primeiro lugar individual e por equipes na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), disputada em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 16 e 21 de outubro.

Estudante do terceiro ano do curso técnico integrado em Mecatrônica, Vanderval representou o IFSC na etapa nacional após ficar em segundo no individual e em primeiro por equipes no jogos dos Institutos Federais da região Sul, disputados no Rio Grande do Sul no mês de agosto. Vanderval disputou as duas etapas ao lado dos colegas de IFSC André Jordi (Jaraguá do Sul), Gabriel Pamplona (Florianópolis) e Gustavo Döge (Jaraguá do Sul).

jif2018_2A equipe ficou em primeiro lugar na modalidade coletiva, enquanto Vanderval teve o melhor desempenho individual. Disputaram o xadrez no JIF equipes do IFAM, IFMT, IFF, IFCE e IFPE, além do IFSC.
“Foi um torneio bastante disputado, pois trouxe os melhores jogadores dos institutos federais de cada região do Brasil. Mas o IFSC manteve seu favoritismo ao conquistar o tricampeonato da instituição nos jogos”, diz Vanderval, que disputou o JIF pela primeira vez.

O aluno joga xadrez desde 2014 e já obteve conquistas em competições nacionais e regionais, fora do IFSC. Vanderval também costuma se destacar na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) desde o Ensino Fundamental. Na edição de 2017, ele conquistou a medalha de prata.