IFSC forma primeiros técnicos em Química e turma em parceria com escola de Criciúma PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Fevereiro de 2019 13:57

formaturasO Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza nesta sexta-feira (8) uma formatura especial. Serão formados 127 novos técnicos em Edificações, Mecatrônica, Química e Eletrotécnica aptos a atuarem profissionalmente ou continuar com os estudos em suas áreas. Além disso, a cerimônia marca a primeira formatura do curso técnico em Química e o encerramento do curso técnico em Edificações realizado em parceria com a Escola Ignacio Stakowski.

Receberão seus diplomas três turmas de curso técnico integrado ao Ensino Médio (Edificações, Mecatrônica e Química), uma turma de curso técnico concomitante ao Ensino Médio (Edificações) e duas turmas de curso técnico subsequente ao Ensino Médio (Edificações e Eletrotécnica).

“A formatura é o momento da consolidação do trabalho da instituição. Ao entregarmos à sociedade novos técnicos, estamos entregando a ela também a capacidade de se renovar e de crescer econômica e socialmente”, lembra o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini.

A reitoria do IFSC será representada na formatura pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro. Representantes dos conselhos profissionais das áreas também estarão presentes na solenidade.

Será a primeira formatura do curso técnico em Química, que iniciou com a primeira turma em 2016. Coordenador do curso, Orlando Gonelli Netto destaca os desafios inéditos encarados pelos estudantes. “Este momento é a consagração dos esforços individuais e coletivos dos estudantes. O técnico em Química é um curso que demanda empenho, foco e maturidade por abranger conhecimentos bastante específicos e considerados difíceis pelos alunos. Por ser a primeira turma, enfrentaram todos os desafios inéditos que a implantação do curso exigiu, demonstrando desenvoltura e resiliência para com os estudos”, afirma.

O professor ressalta que todos os alunos participaram de projetos de pesquisa e extensão ou atuaram em empresas químicas e laboratórios como estagiários. Muitos seguirão no IFSC, fazendo o curso de Licenciatura em Química. Pelo menos sete formandos do técnico em Química foram aprovados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), sendo que outros colegas seguirão em áreas afins em outras instituições de ensino.

Também será a formatura do curso técnico concomitante em Edificações, formada por estudantes que fizeram o Ensino Médio na escola estadual Ignacio Stakowski, e paralelamente cursaram o técnico no IFSC.

Alguns alunos estavam conosco desde o Ensino Fundamental, observamos que o impacto foi muito positivo, com o crescimento e amadurecimento como estudantes. Sabemos que, quanto maior o tempo de prática associado ao estudo, maior serão as oportunidades de carreira. E o curso técnico proporciona diversas vantagens em relação à formação comum, já saíram da escola com uma profissão”, diz a diretora da escola, Janaína Silvano. “Além disso, o embasamento adquirido na prática preparou melhor os nossos alunos para o ingresso na universidade. Muitos já confirmaram aprovação e matrícula em curso superior”, relata.

A solenidade começa às 19h desta sexta, na AM Master Hall, em Criciúma.