• Facebook Page: 264161550288718
  • Twitter: ifsc


Home
Perguntas Frequentes PDF Imprimir E-mail

O Instituto Federal é igual a uma universidade federal?

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo também cursos de qualificação, técnicos, de graduação e pós-graduação.

 

Qual a sigla correta: "IF-SC" ou "IFSC"?

Quando criados, todos os institutos federais possuíam o hífen após o "IF", seguidos da sua designação específica. No caso do Instituto Federal de Santa Catarina, a sigla era "IF-SC". Porém, devido ao uso e à pronúncia cotidianos, o hífen caiu em desuso e, por isso, atualmente adotamos o uso da sigla "IFSC", inclusive internamente na instituição.

 

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC) são a mesma instituição?

Não. O estado de Santa Catarina possui dois institutos federais que são instituições diferentes – cada uma com seu reitor e com câmpus diferentes. O Instituto Federal Catarinense (IFC) surgiu da junção de colégios agrícolas federais. Já o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi constituído a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC).

O IFSC possui sua Reitoria em Florianópolis e câmpus nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Além disso, em 2013, iniciarão as obras dos câmpusSão Carlos e Tubarão.

Já o IFC possui sua reitoria em Blumenau e é responsável pelos câmpus nas cidades de Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio e Videira, pelos câmpus avançados de Ibirama, Luzerna e São Francisco do Sul, além de duas unidades urbanas em Rio do Sul e Sombrio e um polo no município de Abelardo Luz.

 

A escrita correta é campus, câmpus ou campi?

Seguindo a orientação do Ministério da Educação, o IFSC decidiu adotar a grafia câmpus, tanto no singular, quanto no plural, sem o grifo itálico para denominar todas as suas Unidades de Ensino. Tal adoção leva em conta a Nota Lexicológica emitida pela professora Dra. Enilde Faulstich, da Universidade de Brasília. Argumenta a professora: "o uso do termo câmpus para o singular e para o plural está perfeitamente de acordo com os cânones da gramática moderna, porque : i) a palavra já está incorporada ao vernáculo; ii) o acento (circunflexo) em câmpus está no mesmo paradigma de outras palavras terminadas em – us; no plural, câmpus mantém o mesmo modelo de vírus, bônus, cítrus/citros etc. com marca nos determinantes – os campus, os vírus, os bônus, os citros. Portanto, a adoção da palavra câmpus para uso tanto no singular quanto o plural está conforme com o uso gramatical do português".

 

Quais os cursos que o IFSC oferece?

O IFSC oferece desde cursos de qualificação até cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Todos os cursos são gratuitos. Além do ensino presencial, o Instituto também oferece ensino a distância por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec).

 

O que é um curso de qualificação?

Chamados de cursos de formação inicial e continuada (FIC), são cursos de curta duração voltados ao aperfeiçoamento e qualificação para todos os níveis de escolaridade, ofertados nas diferentes áreas profissionais. O processo seletivo depende de cada curso, mas pode ser por sorteio público ou análise socioeconômica.

 

O que são cursos voltados a Educação de Jovens e Adultos (Proeja)?

São cursos de educação profissionalizante integrados à educação básica que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como princípio educativo o trabalho, a partir da formação profissional com escolarização para jovens e adultos. Neste curso, o aluno conclui o Ensino Fundamental ou Médio junto com um curso de qualificação ou técnico. O processo seletivo é por análise socioeconômica ou sorteio público.

 

O que são os cursos técnicos?

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este tipo de curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Os cursos técnicos são oferecidos nas seguintes formas: integrado, concomitante e subsequente.

Integrado: em que o aluno faz o curso técnico junto com o Ensino Médio no IFSC. Para fazer, é necessário ter Ensino Fundamental completo e a seleção é por meio de uma prova.

Concomitante: em que o aluno faz o Ensino Médio em uma outra instituição de ensino e o curso técnico no IFSC. Para fazer, é necessário Ensino Fundamental completo e a seleção é por meio de uma prova.

Subsequente: em que o aluno já concluiu o Ensino Médio e só faz o curso técnico no IFSC. A seleção é por meio de prova.

 

Quais os cursos de graduação oferecidos pelo IFSC?

O IFSC oferece três modalidades de Graduação:

Cursos Superiores de Tecnologia: O curso superior de tecnologia é um curso de graduação que forma profissionais de nível superior, denominados tecnólogos, com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.  O processo seletivo é por prova de vestibular.

Licenciatura: O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza é um curso superior de graduação plena destinado à formação de professores para atuação nas diferentes etapas e modalidades da educação básica. O processo seletivo é por prova de vestibular.

Bacharelado: São cursos superiores que formam profissionais para áreas específicas, como é o caso do curso de Engenharia de Automação do Câmpus Chapecó. O processo seletivo é por prova de vestibular.

 

Quais os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSC?

O IFSC oferece cursos de especialização e mestrado.

 

O IFSC possui cursos a distância?

Por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), o IFSC oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação a distância em dezenas de cidades por meio de polos de educação a distância em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Como saber os cursos que estão abertos no IFSC?

Além do ingresso para cursos técnicos e de graduação, que ocorre duas vezes por ano, periodicamente, os diversos câmpus do IFSC abrem inscrições para cursos de qualificação e voltados à educação de jovens e adultos. Para saber quais vagas estão abertas em cada câmpus, basta acessar o site www.ingresso.ifsc.edu.br ou ligar para 0800 722 0250.

 



Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.