Home Pesquisa
Pesquisa PDF Imprimir E-mail
O Instituto Federal de Santa Catarina cumpre os seus objetivos, definidos em Regimento, de realizar Pesquisa Científica Básica, Aplicada e de Inovação Tecnológica. Com isso, busca estimular o desenvolvimento de soluções teóricas e tecnológicas, de forma criativa, e estendendo seus benefícios à comunidade. Para isso, utiliza-se de sua infraestrutura de laboratórios técnicos, além da capacidade cognitiva de seus servidores e alunos, permitindo assim um melhor atendimento aos setores públicos e privados, com criatividade, habilidade e competência. Busca-se, por meio da pesquisa básica, resolver problemas teóricos ampliando a gama de conhecimentos humanos nas diversas áreas e, por meio da pesquisa aplicada, a solução de problemas tecnológicos, respondendo aos desafios do novo milênio.
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), juntamente com a Coordenação de Pesquisa e Inovação do câmpus Criciúma, vem desenvolvendo ações e parcerias com diversas instituições para fortalecer a pesquisa, a inovação tecnológica e a pós-graduação na instituição. Como ações cita-se parcerias com outras Instituições de pesquisa afim de formar uma rede cooperação, fomento a projetos pesquisa por meio de editais internos, realização de eventos de divulgação científica, como o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (Sict-Sul), entre outras ações.
A atividade de pesquisa no IFSC é um dos meios de geração de conhecimento próprio, de transferência de tecnologia e inovações tecnológicas. Para tanto, leva em conta a identificação do avanço tecnológico, das necessidades da sociedade e do setor produtivo. A consequente difusão desse conhecimento, por meio dos cursos de nível técnico, tecnológico e de pós-graduação, resulta em forte interação entre ensino, pesquisa e extensão.